top of page

Onde tudo começou: Sonic The Hedgehog 1 - SEGA MEGA DRIVE


"There and back again... (Lá e de volta outra vez...)"




Para começar meu blog, que aborda retro games, não há como ser diferente: é preciso regressar às origens. Em particular, escrevo sobre o game inaugural de minha vida: o clássico da SEGA - Sonic the Hedgehog 1, do Mega Drive, que me foi apresentado (obrigado, meus pais!) quando eu tinha de 6 a 7 anos (entre 1993 e 1994). Lançado em 1991, foi produzido pela divisão de games da SEGA até então nomeada SEGA AM8 (devido ao sucesso do ouriço, posteriormente renomeada para Sonic Team).


O porco espinho teve a dura missão (devidamente cumprida), de se tornar o novo mascote da produtora em substituição ao já exausto Alex Kidd (recomendo aqui este link que fala sobre o Opa-Opa, primeiro mascote da SEGA). ********************** Aqui um aparte para ressaltar a elevada competência da Sonic Team, listando alguns grandes jogos produzidos em diversas plataformas: - Séries Phantasy Star e Phantasy Star Online; - Séries Sonic the Hegdehog ; - NiGHTS Into Dreams. ********************** Sobre Sonic 1, vale ressaltar sua rápida jogabilidade. O game usufrui bem da capacidade de processamento do Mega Drive (recomendo aqui para saber um pouco mais e este comercial hilário que retrata a realidade do Blast Processing frente ao concorrente).


Há boatos inclusive de que a velocidade do jogo precisou ser reduzida na fase de testes após vários jogadores ficarem enjoados e com náuseas pela elevada velocidade do novo mascote (fonte: "10 fatos que você não sabia sobre Sonic, o mascote da SEGA."). Destaco ainda as limpas e belíssimas canções do jogo produzidas por Masato Nakamura (Dreams Come True - http://dctjoy.com/dct/). Como não enaltecer Star Light Zone? Escute a seguir:








Em se tratando de um jogo de 1991, vejo excelência no desenvolvimento e aproveitamento do hardware e software disponível na época. Fascinante! DICA(S)

Seleção de fase: na tela de título pressione Cima, Baixo, Esquerda, Direita, mantenha pressionado o A e pressione Start. Veja essa e outras dicas aqui.






MEU PLAYTHROUGH Por ser o primeiro post, resolvi fazer meu próprio playthrough. Não farei isto sempre. Segue abaixo.


No referido, sem edição nem savestate, todas as esmeraldas são coletadas e é perdida uma vida apenas (na fase da água :[ "...odeio a fase da água..." - vejam paródia dos Castro Brothers neste link).




No próximo post veremos RPGs que eu já finalizei e que jogaria (ou que joguei) de novo. Nos vemos em breve! Um fraterno abraço

-- Samir Angelo Milani Martins

bottom of page