top of page

5 RPGs retro que eu já finalizei e que jogaria (ou que joguei) novamente.


Relembre/conheça jogos que me encantaram e forçaram o desenvolvimento precoce de algumas habilidades importantes em minha carreira gamer/profissional.






RPGs (Role-Playing Games ou jogo de interpretação de papeis, em português), é o estilo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens, na busca por um objetivo em comum, agindo colaborativamente. Em termos digitais, o jogador assume o comando de mais de um personagem, vivendo a narrativa descrita pela produtora do game.


É um estilo de jogo que força o desenvolvimento do raciocínio lógico de quem está jogando, uma vez que a execução de tarefas ao longo do game não é algo trivial, exigindo inteligência do jogador e conexão entre partes de um quebra cabeça.


Eu vivi em uma era onde a internet não existia, respirando ares de amor e ódio com os jogos. Não haviam detonados (a menos daqueles escolhidos à dedo pelos editores das revistas da época) e muitas vezes me via preso em determinadas circunstâncias do RPG. Porém, o êxtase ao cumprir tarefas e avançar no jogo era tal que me motivava a continuar até o final (mesmo que isto custasse uma boa parcela do meu tempo).


Um outro fator complicador era que a maioria dos jogos da época foram desenvolvidos em inglês. Eu não fazia nenhum curso de inglês fora da escola pública em que eu estudei e, portanto, meu conhecimento da língua era bastante restrito. Em virtude disso, utilizava um velho dicionário azul português/inglês/português, para tentar decifrar o sentido das frases, (palavra por palavra!) e com isto executar a demanda do game.


O resultados dos dois últimos parágrafos foi um bom desenvolvimento de raciocínio lógico, associado a um crescimento de vocabulário da língua inglesa, por meio da diversão única proporcionada por RPGs digitais.


A seguir serão apresentados cinco dos principais RPGs que eu finalizei e que joguei (ou jogaria) de novo. Por fim, apresento uma menção honrosa de um RPG retro, independente, que ainda não finalizei.


A lista não é exaustiva e, claro, pessoal. Há outros grandes RPGs que poderiam tranquilamente dar as caras por aqui.




 

5. Super Mario RPG - SNES

 



Começo a lista com Super Mario RPG, desenvolvido pela Square (uma das maiores produtoras de RPGs - hoje Square-Enix) em parceria com a Nintendo. Por aqui já vemos que não há como dar errado (Square + Nintendo). Veja abaixo o ambiente de batalha, por turnos, como padrão na maioria dos jogos da Square, com ligeiras diferenças em relação ao timing de ataque/defesa. Este jogo foi finalizado por mim apenas uma vez.



 

4. Legend of Legaia - PS1

 

Legend of Legaia é um RPG que sabe aproveitar bem os recursos do PS1. Chamo atenção para o sistema de batalha, também por turnos, mas com o diferencial inovador dos combos por meio de combinações do D-pad. A bela narrativa te prende, fazendo até os menos aficionados por RPGs passarem noites em claro com o game.


Comecei jogando-o em uma locadora (espécie de lan-house com consoles), pois eu não tinha PS1 na época. Até que alguém deletou meu game do memory card (urgh!). Voltei a jogar quando tive PS1, aí sim, finalizando o game.


 

3. Skies of Arcadia - Dreamcast

 


O primeiro RPG que eu finalizei do console Dreamcast foi, sem dúvidas, o melhor. É curioso para mim classificar Dreamcast como retro, por ser o último console de última geração que vivenciei antes de minha pausa do mundo dos games (veja mais sobre mim aqui). Dreamcast foi o video game responsável por inaugurar jogos online em consoles com o Action-RPG Phantasy Star Online (existem servidores online até hoje!).


Com o fim do Dreamcast (SEGA sempre à frente do seu tempo - farei um post futuro sobre isto!), o jogo foi lançado também para Game Cube. Veja imagens a seguir.

 

2. Chrono Trigger - SNES

 



Chrono Trigger e seus 13 (ou 14?) finais. O RPG desenvolvido pela Square (ah, Square!) é muitas vezes considerado pelos fãs como um dos melhores RPGs já desenvolvidos em toda a história. Na minha lista, ficou em segundo.


Dos 14 finais, vivi 6 na primeira vez em que o joguei. Há pouco tempo o finalizei novamente, mas apenas uma vez. Um fantástico clássico dos games! Joguei e finalizei também sua continuação, Chrono Cross (PS1), o qual apesar de ser um bom jogo e com recursos gráficos superiores, não chega nem perto da versão desenvolvida para SNES em termos de diversão, história e batalhas.



 

1. Final Fantasy VII - PS1

 


A série Final Fantasy sempre teve bons jogos. A começar lá no NES, em 1987, passando por diversos consoles e sobrevivendo até os consoles atuais. Contudo, entre todos os que eu joguei, nenhum se compara ao santo graal dos RPGs, FF VII.


Não é à toa que o game foi disponibilizado na Google Play Store (clique aqui) pela fabricante, além de ter seu remake anunciado para o console PS4 (clique aqui para visualizar o trailer oficial).


Particulamente sobre o FF VII, como não destacar os Weapons (Emerald Weapon, principalmente). Desafiadores! Ressalto também a combinação de materias e armas, induzindo longos e divertidos períodos no menu do jogo. Assim como Legend of Legaia, comecei jogando-o em uma locadora. Mas o finalizei posteriormente, por duas vezes, quando já possuia meu PS1.

 

Menção Honrosa - Pier Solar

and the Great Architects

Mega Drive/Dreamcast

 

Retro game é o que há de mais atual. Prova disso é o que o pessoal da indie Watermelon executou e ainda vem executando. Pier solar é um jogo clássico de RPG desenvolvido originalmente para os imortais Mega Drive e Dreamcast em 2010 (sim, 2010!). Você consegue adquirir o seu aqui. Hoje em dia há outras versões disponíveis (Steam, por exemplo).


Dentre os desenvolvedores, há a participação de um design brasileiro (Tulio Adriano), responsável pelo excelente aproveitamento gráfico disponível nos consoles (veja uma entrevista dele à Tectoy neste link). Eu ainda não o joguei, mas vale a menção honrosa pelo esforço da equipe em construir belos cenários (até mesmo para o Mega Drive, com recursos gráficos limitados), menus em diversas línguas (inclusive português) e um ambiente de batalha aparentemtente interessante, conectado ao clássico sistema por turnos.



Há, claro, outros grandes jogos que não foram aqui mencionados. Se lembrou de um? O seu RPG preferido não está aqui? Ficou com vontade de jogar? Deixe nos comentários deste post =)



NO PRÓXIMO POST: Sabe aquele jogo tradicional, que você jogava naquele buteco copo sujo, com o troco do pão? Você consegue jogar eles e outros online, multiplayer, com jogadores do mundo todo (literalmente)!



=)

Um fraterno abraço,

-- Samir Angelo Milani Martins

bottom of page