top of page

Análises e Impressões sobre o Novo Mega Drive da TecToy


Meu novo Mega Drive chegou. E junto com ele veio muita alegria, nostalgia e decepção. Confira minhas impressões em 10 tópicos.

Novo Mega Drive TecToy


Em um post passado (confira aqui) publiquei neste blog um gameplay de uma hora disponibilizado pela própria Tectoy do novo Mega Drive. Na ocasião, dúvidas ainda pairavam no ar. Um importante questionamento se referia à originalidade do áudio, bastante surrado em alguns jogos (Sonic 3, por exemplo) do gameplay apresentado.


Meu novo Mega Drive chegou, conforme mostra a foto a seguir (confira várias fotos da caixa, do controle e de meu novo Mega aqui). Com isto, as dúvidas que existiam se transformaram em decepção. Dividi as justificativas em itens, para que o leitor interessado possa se direcionar aonde lhe é de interesse. Vamos lá.



Meu novo mega drive personalizado, já fora da caixa. Mais fotos aqui.







1. ESTÉTICA



Neste sentido, não há o que negar. A Tectoy (quase) acertou em cheio. A caixa possui suaves alterações em comparação à do MD original, é muito bem feita e bonita (fotos da caixa aqui). O console é preto fosco, dando um charme único ao console. Um único ponto em que poderiam caprichar mais era no berço do console, que, apesar de proteger bem, em nada se assemelha ao original.



2. QUALIDADE DO PLÁSTICO DO CONSOLE



Razoável. Apesar de bonito, o console não aparenta ser resistente. O fato do novo MD ser um GOAC (Genesis On a Chip) faz o console ser muito leve, o que aumenta a impressão de fragilidade do mesmo.




3. QUALIDADE DO CONTROLE


Nada bom. Duro, barulhento e frágil. Além disso, ressalto aqui que, apesar de meu antigo controle de 3 botões ter funcionado, meu controle paralelo de 6 botões não funcionou no novo MD. Resultado do GOAC, tática antiga nada boa seguida por clones do Mega Drive tão mal falados da ATGames.



4. QUALIDADE DO ÁUDIO EM JOGOS


Para mim este é um dos itens mais decepcionantes. A dúvida que pairava no ar neste post foi confirmada: não é problema de gravação do gameplay. O áudio é péssimo e chega a doer em alguns jogos, como nas fases bonus de Sonic 3 ou em Sonic 1, em que não se pode ouvir o barulho do pulo do ouriço. Mais uma vez, demérito para o GOAC que, pela diferença de clock com a versão original, trás consigo bizarrices principalmente em relação ao áudio, pouco fiel ao MD original.



5. QUALIDADE DO VÍDEO EM JOGOS


Apesar de alguns glitches, não percebi nada demais nos jogos testados. Sem maiores problemas.



6. RODA PIERSOLAR?


A imagem abaixo fala por si. O jogo até se inicia, mas trava na tela mencionada, qualquer que seja a linguagem escolhida, no momento em que o jogo se prepara (é um game com 64mb). Ou seja: não funciona.




7. FUNCIONAM TODOS OS CARTUCHOS DO MEGA ORIGINAL?


Infelizmente não. Para mim, este é o principal gargalo do console. Como assim, Tectoy? Lança um video game retro que não roda todos os cartuchos?


Alguns exemplos de importantes jogos que não rodam: Sonic & Knuckles Lock-on + Sonic 3, Street Fighter II e Truxton.


Até dá para entender não rodar PierSolar, que não é originalmente licenciado pela Sega. Mas como não rodar Truxton, um jogo de 1988? Decepção total.



8. RODA OUTRAS ROMS VIA SD?


Algumas, sim. Mas não todas. Assim como os cartuchos.



9. FUNCIONA EVERDRIVE?


Como nem todos jogos rodam via cartucho ou SD, alguém poderia se perguntar se o Everdrive funciona no novo MD. Eu possuo o Everdrive chines (não tenho o original Krikzz), e ele não funcionou no meu novo MD.



10. VALE A PENA COMPRAR UM?

Se e somente se você for um colecionador de video-games e quiser deixar ele guardado. Caso contrário, é muito melhor investir ou em um MD II original com caixa, ou até mesmo em um Raspberry Pi para uma estação retro: mesmo preço, e muito mais diversão.



E vocês, o que acharam do novo Mega Drive da Tectoy? Deixe sua impressão!

Um fraterno abraço,

-- Samir Angelo Milani Martins

bottom of page