top of page

Entrevista exclusiva com Luiz Nai - TITAN GAME STUDIOS

Confira a seguir o que pensa Luiz Nai - criador e mantenedor da Titan Game Studios, uma ferramenta para desenvolvimento de jogos para o imortal Dreamcast e outras plataformas retro.



Human Pac Man

É com muita alegria e satisfação que o Engenharia dos Games apresenta uma entrevista exclusiva realizada com Luiz Nai, criador de um estúdio para desenvolvimento de jogos voltados às plataformas retros (Dreamcast e outras).


Titan Game Studios facilita e muito o desenvolvimento de jogos nestas plataformas, pois permite o desenvolvimento de modo bastante intuitivo. Os templates altamente didáticos disponibilizados pelo desenvolvedor permitem que qualquer usuário crie jogos de maneira rápida e prática, sendo a imaginação do usuário o limite do desenvolvimento do game.


Veja a seguir o vídeo de lançamento da versão 0.2 da TITAN IDE. Os templates podem ser baixados na seção de downloads do site.

Show, não é mesmo? Sem mais delongas, vamos para a entrevista.




---------

ENGENHARIA DOS GAMES: A primeira pergunta não poderia ser outra, senão esta. De onde surgiu o interesse de sua parte pelo desenvolvimento de games? LUIZ NAI: Meu interesse por desenvolvimento de games começou quando eu tinha 12 anos e li uma revistinha falando que para ser um desenvolvedor de games era necessário ser bom em matemática e estudar Ciência da Computação. Lembro que foi naquele momento que eu decidi o que eu iria estudar quando fosse maior rsrs!

---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Seguindo a linha de raciocínio da pergunta anterior: por qual razão SEGA Dreamcast foi o primeiro console escolhido por você para o Titan Game Studios? LUIZ NAI: Na verdade o projeto da Titan Game Studios começou com um game para Saturn e depois para Dreamcast. Muitas pessoas me perguntaram como elas poderiam fazer seus games para essas plataformas também. O processo era bastante complicado, foi ai que eu decidi fazer uma ferramenta e disponibilizar ela pra pessoas que tiverem interesse em fazer seus games também. No final o interesse das pessoas foi maior sobre a ferramenta do que sobre o próprio game então eu fiquei trabalhando nela durante todo esse tempo e disponibilizei uma versão que faz games para Dreamcast e PC pois foram as duas plataformas que o código foi 100% meu. No Saturn eu estava usando muita coisa de outras pessoas. E no caso de adicionar suporte pra essa plataforma(No qual eu ja tenho pronto internamente) Eu irei ter que pedir autorização pra quem escreveu essas bibliotecas.

---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Em um mercado com boas engines gratuitamente disponíveis, o que o motivou a desenvolver a sua própria, e não utilizar uma existente para desenvolvimento de jogos? LUIZ NAI: Os consoles da Sega sempre foram meus favoritos, infelizmente não existe nenhuma ferramenta aberta com interface que permita fazer games para essas plataformas sem ficar fazendo tudo em linha de comando então fiz ela pra facilitar a minha própria vida.

---------



--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Você tem trabalhado no desenvolvimento de algum jogo ou tem restringido seu trabalho à árdua tarefa de desenvolvimento da Titan IDE? Se não, tem planos futuros para tal? LUIZ NAI: Tenho o roteiro e o GDD (Game Design Document) de um game todo pronto, a engine esta pronta so esta faltando alguem pra fazer a arte do game (Que finalmente eu encontrei recentemente). No momento estou terminando de otimizar a engine e preparar uma edição física dela. Depois disso o foco vai totalmente pro game que vai ser pra Saturn e Dreamcast. ---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Qual o maior obstáculo já enfrentado (passado) pela Titan Game Studio? E qual o maior desafio projetado (futuro)? LUIZ NAI: Com certeza o maior desafio e achar pessoas comprometidas para trabalhar com você. Quando você fala sobre o seu projeto muitas pessoas pedem para participar, no começo e muita empolgação mas quando as pessoas descobrem a dimensão que é desenvolver um game elas desanimam e sempre vem aquele momento chato de dizer que não da mais. Então eu vi que a melhor maneira de trabalhar é desenvolver tudo o que eu consigo e o que esta alem do meu conhecimento contratar um freelancer. Ai vem o desafio do dinheiro, demora mais tempo mas pelo menos eu sei que as coisas vão dar certo. O maior desafio pro futuro com certeza será o game. Geralmente quem usa a engine são pessoas que programam e estão procurando uma maneira de facilitar sua vida, já o game é um público totalmente diferente que esta procurando se divertir, muito mais exigente. Então com certeza a abordagem do projeto e totalmente diferente e precisa do envolvimento de pessoas de diferente areas. ---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Atualmente a ferramenta de desenvolvimento pode ser baixada gratuitamente. Porém, recentemente você fez uma pesquisa de mercado pelo facebook. Você pretende competir no mercado com algum produto comercial, além da engine já lançada? LUIZ NAI: A ferramenta sempre será gratuita, quanto mais pessoas usarem, participarem e reportarem bugs ou darem sugestões melhor ela vai ficar. A idéia de uma edição física para ela é a mesma idéia que o sistema Ubuntu usa. O software é free, mas se você quiser comprar para ajudar o projeto ou simplesmente gosta de colecionar então você vai ter essa opção. Alem disso é uma realização pessoal para mim poder ver aquela caixinha, participar de eventos e ver as pessoas poderem segurar na mão o projeto rs. ---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Para desenvolvimento de jogos para o Mega Drive, existe o Basiegaxorz e similares, que são muito textuais. Você pretende atualizar sua engine para permitir o desenvolvimento de jogos para Mega Drive de uma maneira mais intuitiva com a Titan IDE? LUIZ NAI: No momento além do Dreamcast o meu foco esta no Ouya pois acredito que a proposta desse console tem tudo a ver com o projeto e com o Saturn, mas para esse vou ter que conseguir algumas autorizações. Com a estrutura que eu tenho hoje (Códigos, bibliotecas, etc..) Eu posso dizer que todos consoles que estão entre Dreamcast e Wii são os mais prováveis pois com todos esses é possível reutilizar o mesmo código (SDL/OpenGL) com poucas alterações. Mas com certeza Mega Drive e Snes seria um sonho. Quem sabe rs. ---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Além de correção de pequenos bugs, qual(is) a(s) diferença(s) fundamental(is) podemos esperar da versão Titan IDE 0.1 para a versão Titan IDE 1.0? LUIZ NAI: Atualmente estamos na versão 0.2, eu adicionei um outro template com o dobro de resolução pros sprites dos personagens, mais animações, uma classe para boss, itens, scrolling no background, etc.. Então agora a ferramenta vem com 2 templates (Mega Man/Sonic) prontos para serem compilados no Dreamcast e no PC. Alem disso na versão 0.1 a ferramenta só funcionava se fosse instalada no drive C, agora ela pode ser instalada em qualquer drive e também tudo que você precisa esta em apenas um instalador facilitando o processo. Até chegar na versão 1.0 eu espero ter templates para outros gêneros como navinha, RPG, luta e suporte para outras plataformas que estejam entre o Dreamcast e o Wii. ---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Quais são as dicas que você daria para quem está começando no escopo de desenvolvimento de games retro? LUIZ NAI: Seja persistente, eu lembro que só para preparar o ambiente para programar pro Dreamcast pela primeira vez eu demorei quase 20 dias ate acertar rs. Não desista nos primeiros erros, participe de fóruns, de comunidades crie o habito de pesquisar bastante no google antes de fazer uma pergunta para outro desenvolvedor. Geralmente o segredo de um bom programador esta mais em saber pesquisar e achar boas fontes do que qualquer outra coisa. Não desanime quando os outros te criticarem, acredite na sua idéia e envolva as pessoas certas no seu projeto. Poucos irão ser fortes para suportar o que o trabalho exige. E o principal, faça as coisas por partes não tente abraçar o mundo. hoje você faz um hello world amanha você coloca um sprite na tela e assim vai, quando você for ver em alguns meses você vai ter praticamente tudo pronto.

---------




--------- ENGENHARIA DOS GAMES: Gostaria de deixar impressões gerais e comentários finais? LUIZ NAI: Queria agradecer ao Samir por essa oportunidade, ao pessoal das comunidades Dreamcast Brasil, RetroGamer e Sega que me fizeram adms desses grupos só para eu divulgar meus projetos (De tanto que eu postava lá hahaha) E aos meus amigos do grupo retro developers do whatsapp que sempre estão motivando uns aos outros. Se não fosse por esses que eu citei acho que já mais teria chegado ate aqui. Obrigado.

---------



Eu, Samir, gostaria de agradecer a gentileza e atenção prestadas pelo Luiz desde o primeiro contato, bem como a rapidez em enviar as respostas. Abaixo seguem os links para o site da ferramenta e demais downloads


SEÇÃO DE DOWNLOADS DO SITE => https://titangamestudios.com/downloads/



Um fraterno abraço,

-- Samir Angelo Milani Martins

bottom of page