top of page

[OFF-TOPIC] Como recuperei meu Moto G4 Plus (XT 1640) de um Hard Brick com bootloader bloqueado.

Descrevo neste post como recuperei meu smartphone de um hard brick mesmo com o bootloader bloqueado, quando o mesmo era reconhecido como "Qualcomm HS-USB QDLoader 9008" pelo PC quando conectado pela USB e nao entrava sequer em modo fastboot.

Hard Brick Moto G4 Plus

 

Há um tempo tive um problema durante uma atualização de meu celular, o que fez com que o mesmo nao mais se iniciasse. Como sintomas, destacavam-se:


  1. Tela sempre preta. Um led próximo ao leitor de digitais piscava quando o carregador era conectado;

  2. Nada acontecia quando o botao power era pressionado;

  3. Nao era possivel entrar no modo fastboot (Volume- e botao power pressionados simultaneamente);

  4. Quando conectado via USB era reconhecido como "Qualcomm HS-USB QDLoader 9008" pelo Windows 10, no gerenciador de dispositivos.

 

NOTA DO BLOG - ASSISTENCIA TECNICA



Aqui gostaria de relatar um ocorrido. Cerca de quinze dias antes do problema em meu celualr troquei a bateria do mesmo, que nao estava segurando carga, por uma bateria homologada pela ANATEL. Após o hardbrick, resolvi levar o celular a uma loja especializada em Sao Joao del-Rei.


Ao deixar o celular lá, relatei que havia trocado recentemente a bateria e que este nao era o problema daquele celular. O celular ficou lá de segunda, 8am até quarta, 5pm (quase três dias completos), quando me retornaram dizendo que o problema era...... a bateria. Mas, como nao tinham a bateria lá naquele momento, que eu teria que esperar eles fazerem o pedido para testar e ver se realmente era a bateria.


Eu, ciente de que aquele nao era o problema do celular, peguei-o de volta e comprei outro no mesmo dia, pela internet, pois não achei que conseguiria consertá-lo.

 

COMO RESOLVI O PROBLEMA


Aqui comeca minha jornada. Depois de muita procura pela internet, encontrei um tutorial (este aqui) ensinando como carregar uma blankflash no meu celular e flashear a stock rom de volta. Como o bootloader encontrava-se bloqueado, funcionou até a etapa de enviar a blankflash. Após, infelizmente o tutorial nao mais funcionou.


Em um comentário de um vídeo no youtube, encontrei outros arquivos que fizeram meu celular voltar a reviver. Sem mais delongas vou descrever o passo-a-passo a seguir:



ATENCAO: nao me responsabilizo por nenhum dano eventualmente causado pelo procedimento abaixo. Apenas o disponibilizei pois foi o único procedimento, dentre os muitos lidos por mim, capaz de salvar meu celular do cemitério eletronico. Siga por sua própria conta e risco!



1. Baixe neste link todos os arquivos necessários para o procedimento e extraia-os em uma pasta qualquer;


2. Abra o CMD como administrador e digite os seguintes comandos (sem aspas): "bcdedit -set loadoptions DISABLE_INTEGRITY_CHECKS" e em seguida: "bcdedit -set TESTSIGNING ON"


3. Somente siga as etapas a seguir (etapa 4 em diante) se seu celular estiver sendo reconhecido pelo Gerenciador de Dispositivos do Windows como "Qualcomm HS-USB QDLoader 9008" (). Caso nao esteja sendo reconhecido veja aqui como proceder.. No meu caso o Windows reconheceu automaticamente o celular e nao precisei instalar nenhum driver nesta etapa.


4. Na pasta "blankflash", execute o arquivo "blank-flash.BAT". Neste momento seu celular deverá entrar em modo fastboot (sim, ele vive! lol).


Primeiros sinais de vida após o hardbrick. Detalhe para oem_locked, que impedia uma série de procedimentos com o celular. Respira, mas com ajuda de aparelhos.


5. Aqui a razao pela qual os procedimentos padroes encontrados na internet nao funcionavam em meu celular. Se derem um zoom na foto irao notar, na terceira linha de baixo para cima os escritos "oem_locked", o que dificultava todo o processo. A partir daqui, vá até a pasta "ROM" e execute o arquivo "OEM Lock.BAT". Pronto, a magia deve acontecer e seu celular deve voltar a viver!


A stock-rom disponibilizada é a versao 7.0 do Android (Nougat). O sistema automaticamente oferece para atualizar para a versao 7.1. Instintivamente, atualizei o meu, e o hardbrick aconteceu novamente e o procedimento teve que ser refeito. Portanto, por enquanto nao recomendo que atualizem para a versao 7.1


 

PARTE TRISTE DA HISTÓRIA


Como relatei acima, no dia que peguei o meu celular da loja que disse que o problema era bateria, comprei outro celular. Ele chegou pela manha, no mesmo dia em que eu consegui arrumar meu Moto G4 Plus brickado. Triste :/


Quem ficou feliz com isto foi minha esposa, que agora está toda satisfeita com o seu novo celular, o Moto G4 Plus, que está funcionando a todo vapor há quase 15 dias!


E aí, funcionou com voce? Teve algum problema? Conte-me sua experiencia ou dúvidas nos comentarios!



Um fraterno abraço,

-- Samir Angelo Milani Martins

bottom of page